1. Nunca deixe de ter papel e caneta sempre à mão, ou guardado em seu porta-luvas, caso deva anotar a placa de trânsito de um veículo que causou um acidente e empreendeu fuga. Ligue imediatamente para a Polícia Militar, através do número 190, para que uma viatura vá até o local;
2. Caso haja alguma vítima no local, não altere a cena do acidente, retirando os veículos ou mudando-os de posição. A Polícia deve averiguar a cena do acidente para determinar os responsáveis .
3. Use a câmera do seu celular para registrar toda a cena em volta, caso não haja vítimas e a Polícia não necessite de fazer a averiguação. Fotografe as placas dos veículos envolvidos, as sinalizações da rua e o número da residência mais próxima e apresente os dados na hora de fazer o boletim de ocorrência. Após tiradas as fotos, se seu veículo puder se locomover é aconselhável desobstruir o trânsito, pois o departamento de trânsito de sua cidade poderá multá-lo por obstrução da via.
4. Caso você seja o causador do acidente com vítimas não fuja do local, pois isso só agravará sua situação, salvo risco de linchamento ou de sua integridade, nesse caso procure um local seguro mais próximo e então comunique o fato ao 190 e solicite uma ambulância.
5. Comunique a seguradora caso tenha seguro, principalmente se for o culpado pelo acidente.
Após essas dicas jurídicas, fique atento e sempre faça um Boletim de Ocorrência após um acidente de trânsito, para que você garanta seus direitos.