Noronha Gustavo

Direito Imobiliário: Preciso de um Advogado?

Em Direito Imobiliário algumas questões podem exigir a presença de um advogado

Não é nenhum segredo que os corretores imobiliários ganham altas comissões. Embora a comissão é normalmente pago pelo vendedor, o custo pode ser indiretamente passada para você. E os advogados imobiliários podem cobrar altas taxas para te ajudar no processo de compra de uma casa. Isso levanta a questão – você precisa de um advogado para ajudá-lo a comprar uma casa, o que é necessário saber sobre direito imobiliário?

O processo de compra de uma casa é complexa, e muitas pessoas acham que é mais fácil pois os Corretores demonstram essas facilidade.

Porém siga algumas dicas ao comprar a sua casa para não ter problemas com direito imobiliário.

Mantenha controle sobre o processo

Você é a única pessoa que sabe realmente o que você quer em uma casa. Mesmo que o seu corretor esteja oferecendo casas para você, há muita pesquisa que você pode fazer por si próprio.

Você pode descobrir que o seu correto não entende suas necessidades, tanto como você pensava. A compra do imóvel é algo muito importante, muitas pessoas delegam toda a responsabilidade aos corretores e depois acabam tendo problemas com as leis do direito imobiliário.

Informe-se

Mesmo se você tiver um advogado te auxiliando no processo de compra da sua casa, é sábio que você aprenda o máximo que puder sobre o processo de compra de casa. Por exemplo, educar-se sobre o valor de mercado das casas comparáveis na cidade, verificar a construtora, fazer inspeções, taxas e financiamentos. Assim você mesmo pode evitar os mal-entendidos e reduzir o estresse do “assinar aqui” sem saber o que é, se você estudar o conteúdo de vários documentos sobre direito imobiliário com antecedência ficará bem.

Razões para contratar um advogado

Hoje, as transações imobiliárias são tão padronizadas que a maioria das empresas podem usar exatamente o mesmo contrato de compra, apenas preencher alguns espaços em branco.

Porém é necessário tomar muito cuidado com as inserções, principalmente do que se diz respeito a clausulas de financiamento e de pagamento durante a obra.

Inclusive  questões legais surgem e o corretor pode não saber responder corretamente, nesses casos você pode precisar da ajuda de um advogado.

Apesar dos bons corretores saberem muito sobre a parte de negociação e contratação do processo, eles não podem fazer julgamentos sobre de direito imobiliário.