Noronha Gustavo

Direito previdenciário: algumas dicas para o cálculo do fator previdenciário

O direito previdenciário possui algumas regras que podem dificultar o seu entendimento geral, para o público mais leigo no assunto. Mas como esses tipos de regras podem mudar bruscamente a sua vida como um topo sepramos algumas dicas que ajudaram para que você entenda toda a burocracia por traz da previdência social ou privada. Hoje falaremos um pouquinho de algo que tira o sono de alguns contribuintes: o Fator previdenciário.

Confira algumas dicas para o cálculo do Fator, para que você comece a entender um pouco mais do direito previdenciário:

1º Dica: Fique atento às ferramentas que você encontra na web
Planilhas, simuladores e programas da rede são uma mão na roda na hora de calcular o seu fator previdenciário. Apesar disso, não confie de olhos fechados nesses programas, já que eles podem ser imprecisos em seus cálculos. A melhor dica nesse caso é pedir a ajuda de um profissional da área, que irá auxiliar você a escolher o programa correto, ou mesmo fazer os cálculos por conta própria.

2º  Dica: Procure melhor suas ferramentas de cálculo

Algumas ferramentas para calcular o fator previdenciário são gratuitos. O melhor deles é disponibilizado pelo próprio governo e dá conta do recado. O JusPrev é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e é a primeira grande ferramenta que te auxiliará na hora de entender melhor os dados do fator previdenciários.

Claro, você deve usar o programa com responsabilidade, já que ele irá apenas te auxiliar na hora de entender a difícil burocracia do Direito Previdenciário. Lembrando que esse cálculo deve ser feito por um advogado perito em Direito Previdenciário.

3º  A internet ajuda ou atrapalha?

A Rede Mundial de computadores ajuda muito quem quer entender um pouco mais sobre o Direito Previdenciário. Com o cálculo do fator previdenciário não é diferente, já que os cálculos podem ser feitos nas várias ferramentas disponíveis, como você viu anteriormente.

Apesar disso, esses cálculos que você mesmo fará é apenas o primeiro passo, já que o advogado é indispensável nessas horas. Não use ferramentas online, já que você não pode depender da boa fé de suas operadoras e a internet pode cair. Opte por programas off line para que você não perca os dados.

Lembre-se sempre: você pode calcular, caso saiba onde encontrar os dados do fator previdenciário, mas sempre conte com os serviços de especialistas no assunto.