Quem encara a Previdência Social sabe como todo o processo pode ser burocrático, lento, demorado e ineficiente. Para vencer essa burocracia, muitas vezes a opção escolhida é uma consultoria. Com advogados especializados nesse assunto, fica finalmente mais fácil ter as questões previdenciárias resolvidas do jeito certo. Mas se a escolha não for adequada, então você poderá enfrentar ainda mais problemas. Quer saber como fazer? Veja a seguir o que você deve avaliar antes dessa contratação.
Atendimento a processos
Dentro do direito previdenciário, há diferentes tipos de processos administrativos e judiciais. Alguns incluem a concessão de benefício, a revisão do benefício e recolhimento de contribuições em atraso, por exemplo.
Porém nem todas as consultorias fazem atendimento a todos os tipos de processos, o que faz com que seja necessário que você preste atenção a esse fator antes de realizar a contratação. Mais do que apenas pensar em qual problema você possui hoje sobre a previdência, é preciso que você pense em quais você pode ter no futuro para economizar tempo e recursos na contratação.
Assim, quanto mais amplo for o atendimento a processos, maiores são as chances de que você consiga resolver todas as questões relativas à previdência.
Serviços em geral
Muitas vezes pode ser que você ainda não tenha um problema específico com a previdência, mas esteja em processo de se aposentar. A questão é que está na dúvida se pode ou não se aposentar e o quanto você vai receber caso o faça.
Se for esse o seu caso, então você precisa de uma consultoria que realize o cálculo de benefício para garantir que tome a melhor decisão possível.
Servidores públicos, por sua vez, podem ter muitas dificuldades em fazer todas as conversões e pedágios que são necessárias para saber se é possível ou não se aposentar. Do mesmo modo, é preciso que a consultoria ofereça esse tipo de serviço se for essa a questão.
Tempo de mercado
Embora consultorias jovens possam – e sejam – boas e eficientes no que fazem, se a consultoria acabou de ser aberta talvez não seja a melhor opção dependendo do tamanho do problema que você tem.
Não há nada de errado, portanto, em priorizar a experiência e um portfólio completo que garanta que você terá o seu problema resolvido – ou, ao menos, que aumente as suas chances de sucesso. Assim, é importante que você avalie o tempo de mercado da consultoria e confira se essa é realmente a melhor opção para você.
Atendimento
Tudo começa no atendimento. Se ele for defeituoso, grandes são as chances de que você encare problemas para ter a sua questão resolvida. Por isso, um fator que não pode passar em branco é o atendimento da consultoria. Quanto melhor e mais capacitado for esse atendimento, maiores são as chances de que todos os demais serviços prestados sejam de qualidade.
Um atendimento que já começa confuso ou burocrático, por outro lado,é um indicativo de que essa poderá ser a realidade de toda a sua contratação – e burocracia é justamente do que você pretende fugir ao contratar uma consultoria. Por isso, não se esqueça de que o atendimento é um forte indicador de como serão os serviços.
Opiniões de outras pessoas
Assim como antes de comprar um produto online você procura pela opinião de outras pessoas, ao contratar uma consultoria de direito previdenciário você também precisa levar em conta o que as outras pessoas têm a dizer.
Se você está avaliando uma determinada consultoria, procure conhecer o que atuais e antigos clientes têm a dizer a respeito. O serviço foi de qualidade? O resultado esperado foi atingido? O cliente ficou satisfeito? Se sim, por quê? Se não por quê? Conhecer a resposta para todas essas perguntas vai te ajudar a compreender exatamente quais expectativas você pode manter sobre a consultoria e se ela vai ou não funcionar para você.
Para contratar uma consultoria em direito previdenciário é preciso levar em consideração fatores que dão dicas de qual será o resultado para a sua questão. Com isso, você evita perder tempo e dinheiro com uma contratação que não terá os efeitos esperados.