Noronha Gustavo

Holding: como funciona esse tipo de empresa?

Holding Libelle Marketing Digital

Holding: como funciona esse tipo de empresa?

 

Holding vem do verbo inglês “to hold”, que significa “segurar”. Desta maneira, pode-se entender por holding uma empresa que tem como atividade principal exercer controle ou “segurar” outras empresas. Isso quer dizer que ela tem a maior parte das ações de outras organizações e controla sua administração e políticas.

 

O modelo de holdings está cada vez mais comum no Brasil. Uma holding administra uma ou mais empresas, sendo uma sociedade com ações ordinárias, que concede o direito de voto em outra companhia, com o objetivo de controlar suas políticas e realizar sua gestão. Além de gerir mais de uma companhia, a holding pode administrar empresas de diferentes áreas. 

Ressalta-se que é a holding quem toma as decisões que determinam a gestão das demais companhias, visto que é a sócia majoritária dos negócios.

Os ativos adquiridos e controlados por ela podem ser ações, fundos de hedge, títulos, marcas registradas, imóveis, direitos autorais, patentes, dentre outros.

Normalmente, mesmo fazendo a administração de várias empresas diferentes, uma holding busca ter um padrão gerencial. Outro fator comum são as holdings terem um ativo que representa grande parte do seu capital. Assim, a holding acaba representando todas as companhias que administra.  

 

O funcionamento de uma holding

Agora que já entendemos o que é uma holding, vamos falar sobre o funcionamento delas. Uma holding pode ser tanto uma Sociedade Anônima (S/A), como Limitadas (LTDA) – o que muda no tipo de regime jurídico são as empresas administradas pela holding. Entretanto, independente do regime jurídico escolhido, essas empresas precisam ser acompanhadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).  

Apesar de uma holding administrar muitas empresas, a gestão de cada empreendimento pode ser independente. A holding participa do conselho deliberativo, porém, a empresa em questão tem o seu próprio corpo executivo e consegue executar as operações do dia a dia sozinha.

Outro ponto importante é sobre a receita da companhia. As holdings tem sua receita indexada aos pagamentos de lucros e dividendos realizados pelas empresas que gerenciam.

 

Os tipos de Holding

Atualmente, existem sete tipos de holdings. Vamos entender mais sobre elas:

  • Holding Pura: ela tem como objetivo a participação no capital social de outras empresas. Assim, essa holding não realiza outras atividades econômicas, apenas exerce o controle das empresas sob seu controle. As receitas deste tipo de holding se devem aos dividendos distribuídos pelas suas companhias. No Brasil, a maioria das grandes holdings são deste tipo.
  • Holding Mista: ela é reconhecida como mista, pois além da participação em outras empresas, também exerce atividade empresarial para obter lucro. Sendo assim, esse tipo de holding tem duas fontes de receita.
  • Holding familiar: esse tipo de holding tem como característica principal o fato de serem empresas administradas por membros de uma mesma família. Ela nada mais é do que uma espécie de “empresa familiar”. Há, por exemplo, os casos de empresas especializadas nesse tipo de atividade que administram bens de diversas famílias.
  • Holding patrimonial: uma Holding patrimonial tem o objetivo gerir bens, como imóveis, por exemplo, fazendo com que eles sejam integralizados ao capital social da companhia. Além disso, uma holding patrimonial facilita a gestão e obtém benefícios fiscais e sucessórios.
  • Holding de controle: neste caso, uma holding de controle tem como finalidade controlar outras companhias. É muito comum esse tipo de holding ser a sócia majoritária das companhias e exercerem a gestão das empresas em que atuam.
  • Holding de participação: diferente da holding de controle, a holding de participação tem como objetivo possuir participação minoritária em uma série de companhias – geralmente a partir da compra de ações, não atuando diretamente na gestão de outras.
  • Holding Administrativa: as holdings administrativas tem como foco atuar no processo de decisões das empresas administradas. Esse tipo de holding é interessante visto que ela é especializada em prover uma administração profissional para outras companhias. Portanto, elas costumam ser reconhecidas no mercado por sua capacidade de gestão.

Separamos alguns outros conteúdos que você pode gostar:

Comprador através de contrato de gaveta pode opor embargo à penhora de imóvel hipotecado

Discussão de dívida na justiça impede a inscrição do nome do devedor no Serasa

Câmara analisa isenção de tributos para plásticos biodegradáveis