O que é Custo Efetivo Total no Financiamento Imobiliário?
Se você vai financiar um imóvel e quer saber todas as taxas que terá, calculando pelo custo efetivo total, continue a leitura abaixo.
Isso porque, no momento de financiar um imóvel, muitas pessoas avaliam apenas as taxas de juros oferecidas pelos bancos e esquecem que o financiamento imobiliário é composto, também, por amortização, juros, tarifas de administração mensal e seguro, calculado pelo custo efetivo total.
Assim, é muito importante comparar o Custo Efetivo Total de cada simulação. Vale ressaltar que nem sempre com a taxa de juros mais baixa, o financiamento deve ficar mais barato. Você sempre tem que levar em conta os pontos citados acima.
O que é o Custo Efetivo Total?
Ele é uma ferramenta criada pelo Banco Central para facilitar o comprador na hora de analisar as opções de crédito disponíveis pelos bancos. Assim, o CET dá mais transparência às operações de crédito, como empréstimos e financiamentos.
Para entender melhor, vamos exemplificar?
Você está pesquisando um empréstimo para financiar um imóvel no banco A e no banco B. O “A” tem uma taxa de juros de 6% ao ano, enquanto o “B”, 7% ao ano. Claro que o seu interesse é maior pelo “A”, certo?
Porém, ao analisar as propostas, você percebe que o Custo Efetivo Total do banco A é 10% a.a e o do banco “B”, 9%. O que isso quer dizer? A proposta do banco “A”, que parecia mais interessante pagando uma taxa menor, vai fazer você pagar mais no final.
Isso porque provavelmente o banco “A” tinha outras taxas de despesas mais caras que o B, dando um custo efetivo total maior. Esses custos variam muito de um banco para outro. E o CET unifica isso tudo para ficar mais fácil para comparar. Deu para entender?
Por isso, é muito importante realizar simulações do financiamento imobiliário nos sites dos principais bancos, assim é possível ver quais instituições oferecem as melhores taxas do crédito imobiliário de acordo com o seu perfil.
Nessas simulações é possível ter uma previsão das taxas de juros, seguros, amortização e dos valores das parcelas mensalmente.
Atualmente, as instituições financeiras disponibilizam diversas linhas de crédito com taxas de juros e condições de pagamento diferenciadas. Mas, se você ainda tiver dúvidas, entre em contato que podemos te auxiliar com os contratos dos bancos.
Separamos alguns outros conteúdos que você pode gostar:
Comprador através de contrato de gaveta pode opor embargo à penhora de imóvel hipotecado
Discussão de dívida na justiça impede a inscrição do nome do devedor no Serasa
Câmara analisa isenção de tributos para plásticos biodegradáveis